Quarta, 20 de junho de 2018, 10h47
Tamanho do texto A- A+


Geral / Jardim Imperial II

Obra de pavimentação avança para nova etapa

Com 21 anos de fundação, a comunidade está sendo atendida pelo programa “Minha Rua Asfaltada”

As mais de 1.500 famílias que residem no bairro Jardim Imperial II, situado na região Leste, ganharam um novo motivo de celebração. Isso porque os trabalhos de melhoria na infraestrutura viária da comunidade avançam com celeridade e entraram em uma nova etapa. Na última semana, por exemplo, a equipe de operários finalizou o serviço de imprimação de diversas ruas, deixando-as totalmente preparadas para o recebimento do revestimento com a capa asfáltica. A previsão é de que, ainda nesta semana, essas vias sejam pavimentadas.

Com 21 anos de fundação, o Jardim Imperial II está sendo atendido pelo “Minha Rua Asfaltada”, programa implantado pela Prefeitura de Cuiabá com o objetivo de universalizar a pavimentação na Capital mato-grossense. Ao todo, o município está investindo o montante equivalente a R$ 1.464.803,53, que resultará no asfaltamento de pelo menos 10 ruas da primeira etapa, prosseguindo para a segunda etapa, posteriormente. Além do asfalto, o projeto assegura ainda a edificação do sistema de drenagem, construção de meio-fio e calçadas.

“Trabalhar em prol das comunidades mais afastadas da região central, dos bairros mais carentes, tem sido um dos grandes pontos da nossa gestão. Foi nesse sentido que lançamos o ‘Minha Rua Asfalta’, com o objetivo de realizar o sonho de milhares de cuiabanos. Sabemos de toda importância que uma rua com pavimentação tem para a vida do cidadão e por isso colocamos a ousada meta de executar pelo menos 600 quilômetros até o ano de 2020. Já temos aproximadamente 180 quilômetros em andamento e vamos seguir avançando para contemplar mais bairros”, comenta o prefeito Emanuel Pinheiro.

A ordem de serviço para a execução da obra no bairro foi assinada pelo Executivo cuiabano em abril do ano passado. Todavia, ao longo dos meses, a empresa vencedora do processo licitatório não apresentou condições de continuar no comando dos trabalhos, deixando 57% executado. A partir disso, cumprindo com a Lei Federal 8.666/93, que institui normas para licitações e contratos da Administração Pública, a Prefeitura realizou a convocação da segunda colocada no certame de contratação.

“Os trabalhos estão sendo divididos em diferentes etapas. Algumas ruas estão na fase de terraplanagem e outras imprimadas e prontas para receber o asfalto. Essa forma de atuação em diferentes frentes de trabalho está nos permitindo acelerar o andamento. Em pouco tempo, os moradores terão as ruas completamente reestruturadas e com a garantia de uma vida útil muito extensa”, explica o secretário municipal de Obras Públicas, Vanderlúcio Rodrigues.

Avaliação

Durante todo o período, a obra tem sido acompanhada de perto pela população, que há muito tempo aguardava a chegada do benefício. Um desses moradores é o aposentado Daniel Penteado Duarte, residente na Rua Projetada 23, que avalia o andamento do processo de pavimentação como totalmente satisfatório. De acordo com ele, além da valorização, o asfaltamento, acompanhado da construção das galerias pluviais, dará um fim aos problemas de alagamento que a rua sofria, por conta de estar situada na parte mais baixa do bairro.

“Aqui não tinha sistema de drenagem. Por isso, durante o período de chuva, a água descia para nossa rua e a deixava intransitável. Agora, com as obras de asfaltamento, tenho certeza que irá melhorar. Há muitos anos esperamos por esse benefício. Todas as vezes que começavam algum trabalho sempre paravam no meio do caminho. Mas hoje estamos vendo que o prefeito Emanuel Pinheiro está empenhado para finalizá-lo. Todos os dias vejo o pessoal trabalhando e estou acreditando que esse asfalto realmente será feito”, conta Daniel.

A presidente da Associação de Moradores, Eliana Pereira de Moraes, destaca que antes da chegada da pavimentação, as condições das ruas eram totalmente insalubres e de difícil trafegabilidade, tanto para condutores de veículos quanto para os próprios pedestres. No entanto, ela afirma que tem visto as vias ganharem uma nova estrutura e isso resultará não só na melhora da aparência, como também na saúde do cidadão que habita na comunidade.

“Foi uma luta muito grande para trazer esse benefício para nosso bairro. São mais de 15 anos buscando a pavimentação. Hoje os moradores estão extremamente satisfeitos com toda a evolução do serviço, pois acreditamos que, até o fim do ano, teremos o bairro 100% asfaltado. A empresa que está fazendo a pavimentação está seguindo o cronograma. Os serviços estão em ritmo acelerado e ficamos até surpresos, pois em pouco mais de 30 dias a primeira etapa do bairro já está em fase final”, relata a presidente.

Atuação ágil

Para o vereador Juca do Guaraná, responsável pela indicação da pavimentação no Jardim Imperial II, um dos pontos mais importantes para garantir celeridade no serviço foi a atuação rápida da Prefeitura de Cuiabá, a fim de assegurar a continuidade da obra, após o contratempo com a antiga companhia. O parlamentar salienta também que a ação reforça a parceria existente entre os Poderes Executivo e Legislativo municipais, no intuito de atender com eficiência as demandas da sociedade.

“Tivemos um entrave com a empresa anterior, mas a Prefeitura ágil rapidamente e outra companhia retomou a obra. Temos acompanhado de perto e podemos constatar que está sendo executado um trabalho de qualidade. Eu e o prefeito Emanuel Pinheiro passamos por essas ruas quando não tinha nenhuma condição de transitar. Agora podemos constatar que está sendo executado um trabalho de qualidade. Essa ação é a demonstração de uma gestão humanizada e que ouve a população”, conclui Juca.



AVALIE:
0
0
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

FECHAR
Mato Grosso Notícias © 2018 - Todos os direitos reservados